Search
Close this search box.
[language-switcher]
Search
Close this search box.
Blog

Passo-a-passo: como implementar o atendimento por videochamada?

O serviço de atendimento ao cliente faz parte de qualquer organização. Nessa área, o atendimento por videochamada pode ser uma óptima forma de apoiar os clientes à distância, mas de forma personalizada.

Através do vídeo, as empresas podem proporcionar uma experiência de serviço ao cliente eficiente, contribuindo para maior satisfação e a fidelização dos clientes. No entanto, nem sempre os objetivos para melhorar o atendimento por videochamada são alcançados. Assim, partilhamos consigo um passo-a-passo para que os seus investimentos no atendimento sejam, efetivamente, bem-sucedidos.

1. Escolher o parceiro tecnológico certo

A tecnologia permite melhorar o serviço de apoio ao cliente, tornando os processos mais rápidos e eficientes. Contudo, para que possa tirar partido dos benefícios de uma solução tecnológica importa escolher um parceiro que compreende quais os objetivos e as funcionalidades necessárias para a sua organização. Alguns fatores que deve considerar são: a possibilidade de personalização, a segurança da aplicação e, claro, o preço. Com o parceiro certo, facilmente irá melhorar a qualidade do seu serviço de apoio ao cliente através da videochamada.

2. Formar a equipa

Nenhuma alteração tecnológica pode ser bem-sucedida senão for adotada pela equipa da organização. Não é possível atuar apenas na forma como a organização opera, é necessário olhar para a equipa e investir em formação. A formação não pode ser apenas na utilização da solução tecnológica, é também necessário mudar a forma como a equipa desempenha as suas tarefas, a forma como comunica em vídeo, entre outros fatores. Só desta forma, os ganhos do atendimento por videochamada (maior rapidez no tempo de resposta aos problemas, por exemplo) serão alcançados.

3. Ter atenção à segurança

Na escolha do parceiro tecnológico, considere também o fator segurança. Com o aumento dos ciberataques, importa garantir que o sistema de atendimento inclui a encriptação dos dados e um sistema de autenticação robusto. Fale com o seu parceiro tecnológico sobre a importância de uma política de proteção de dados e também sobre um plano de ação para responder a eventuais ataques.

4. Divulgar o atendimento por videochamada

Por melhor que seja um serviço de atendimento por vídeo, se não for utilizado, não valerá de muito a uma organização. É necessário apostar na divulgação deste serviço. Para tal, poderá usar todas as plataformas que façam sentido para os seus clientes (desde o site até às redes socais). Disponibilize informação passo-a-passo para explicar o funcionamento da aplicação de atendimento por vídeo de forma clara e intuitiva para chegar a mais clientes.

5. Posicionar a marca de forma eficaz

Caso os seus clientes se dirigissem pessoalmente às instalações da sua organização, certamente iriam deparar-se com a sua marca bem posicionada e contextualizada. É possível fazer o mesmo numa videochamada, através da utilização de fundos específicos, logótipos da marca e até mensagens padrão pela equipa, por exemplo terminar sempre o atendimento com o slogan da empresa.

Com o parceiro tecnológico certo e uma equipa bem preparada, o serviço de apoio ao cliente por videochamada pode ser uma grande mais-valia para a sua organização. O idfyme é uma solução que revoluciona o atendimento digital por videochamada, permitindo a troca de informação de forma segura e cómoda, com toda a proximidade do atendimento físico. Contacte-nos para uma demonstração gratuita!

Partilhar:

Outros Artigos

Tags

Categorias

De que é que está à espera para transformar o atendimento digital do seu negócio?